segunda-feira, 7 de setembro de 2009

a nova geração de magistrados e as pressões orais

Há uma nova geração de magistrados que são verdadeiramente independentes de partidos e ideologias. É dela que sairam os dois procuradores que têm em mãos directamente o caso Freeport.

A geração anterior está muito (embora não na totalidade) influenciada por linhas políticas e principalmente pela maçonaria. Desta geração são os magistrados do Ministério Público superiores hierárquicos dos dois referidos no parágrafo anterior.

A Magistratura do Ministério Público - ao contrário da Magistratura Judicial (juízes) - não é verdadeiramente independente e os superiores hierárquicos podem dar instruções
àqueles que superintendem. E é aqui que está o grande problema do processo Freeport. As instruções têm de ser escritas, mas há uma fortíssima e antiquíssima tradição de instruções orais que não ficam documentadas nos processos.

Há quem esteja a pressionar os procuradores do processo Freeport para que o concluam sem envolver Sócrates e os seus próximos e principalmente sem os constituir aguidos. Sucede que os procuradores do processo não devem obediência a instruções que não sejam escritas e não querem assumir tal orientação como de sua inciativa.

Daí toda esta confusão de pressões.

2 comentários:

  1. São pressões e impressões...
    Ainda teremos de esperar pelo menos uma geração, até que os recentes dinossauros deixem a arena livre... e não vai ser fácil.
    É vê-los, como reagem!
    Mas isto sou eu, uma ignorante, a tentar "pensar"!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Exigir uma ordem por escrito é um direito de qualquer um.
    Claro que pode trazer problemas. Mas é isso que destingue a coragem da cobardia.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.