domingo, 19 de julho de 2020

holier-than-thou

O binómio branco/preto anda a dominar as atenções. Com razão. As violências policiais na América (e não só) provocaram um rasgo de revolta. E bem.
O binómio branco/preto é simplista, porque na América discrimina-se também os "browns", os "yellows", os "latinos" e chama-se "caucasian" aos brancos. Há quem prefira usar "africano" em vez de "preto" para aliviar a conotação racista, mas há milhares de africanos que são brancos, loiros, morenos, etc. E os norte-africanos são iguais aos sul-europeus, são todos mediterrânicos.
Não são critérios que prestem apara exprimir a discriminação.
Porque o problema é a discriminação. Seja ela induzida por cor da pele, por raça, por origem geográfica, por riqueza económica, por local de residência, por religião.
Para mim, é muito relevante o binómio católico/protestante. Muito relevante porque envolve atitudes diferentes na relação com "o outro". É ainda simplista, porque há católicos tomistas e nominalistas e porque há um arco-íris de protestantes. Mas importa simplificar para entender melhor.
Commonsense vai simplificar em católicos e luteranos (incluindo a versão turbo dos luteranos que são os calvinistas).
A discriminação, na Europa, não é de branco/pretos, mas de católicos/luteranos (continua a ser desde a Reforma).
E o principal factor de discriminação é o objectivismo católico e o subjectivismo protestante.
Os católicos objectivam o que os protestantes subjectivam.
Exemplificando, para os católicos, há crime, onde para os protestantes há criminosos; para os protestantes há gente má, onde para os católicos há mal; para os católicos há o bem, onde para os protestantes há virtude pessoal.
Esta tendência dos protestantes de subjectivarem em virtudes ou vícios pessoais o que os católicos objectivam no bem e no mal é que constitui o grande factor da discriminação.
É assim que, na Europa comunitária, para os católicos há dificuldades económicas e financeiras onde para os protestantes, há preguiçosos e gastadores. Os protestantes intitulam-se a si próprios subjectivamente "frugais" (com excepção do primeiro ministro austríaco, que é outra coisa).
Se virmos as coisas por este prisma, a questão não é branco e pretos, mas de luteranos-calvinistas-evangélicos contra todos os outros, todos aqueles que não são "virtuosos" como eles, que são pecadores, que cometem o pecado de serem pobres. A pobreza (mesmo que só relativa) é um pecado para o luteranismo. Ele são superiores, são "hollier than thou"
A riqueza é virtude do ricos. E a culpa da pobreza é dos pobres.
Os pretos são discriminados porque são (mais) pobres.
Para quem quiser compreender melhor, Commonsense recomenda, de Max Weber, "O Protestantismo e o Espirito do Capitalismo".

2 comentários:

  1. Toma os teus medicamentos, seu maluco.

    IRF

    ResponderEliminar
  2. snaptiktok

    Every feature may be utilized for free, with no need to pay any fees, and TikTok Downloader is forever free for individual users

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.