terça-feira, 26 de janeiro de 2010

a Oeste nada de novo

Pois é... está tudo na mesma. This place never changes...
Estive em Viena em contacto com responsáveis da UE, incluindo a Vice-Presidente do Parlamento Europeu. A conversa, era inevitável, deslizou para a situação económica dos «PIGS» (Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha). O que deixa toda a gente boquiaberta é a atitude de Portugal. Todos os outros estão a fazer qualquer coisa: a Irlanda e a Grécia estão mesmo a fazer, a Espanha também. E Portugal, para espanto geral, ocupa-se com os homosexuais e faz como se nada se passasse de mal com a sua economia.
A Oeste nada de novo.
O primeiro sinal é o aumento dos funcionários públicos de 0,9% alegadamente para compensar da inflação (a propaganda oficial diz que é um aumento zero em termos reais). Mas isso não serve para nada. Tem de haver uma redução real. Na Irlanda houve redução nominal desde 40% (Primeiro Ministro e governantes) até 15% (os salários mais baixos). Na Hungria ficaram só com 12 meses por ano e o IVA subiu para 25%.
Mas os desgraçados políticos que aqui há não querem - nenhum quer - ser antipático e, por isso, continuam com a orquestra a tocar enquanto o Titanic vai ao fundo.
Não acredito que o orçamento traga alguma coisa de eficiente, para além de medidas cosméticas, devidamente tratadas pela imprensa do costume.
O FMI já chegou à Grécia. Na Europa toda a gente está a olhar para o Orçamento Português a ver o que dali vai sair. Se for a tibieza do costume, cá teremos o FMI outra vez.

Começo a pensar que questão é de regime.

5 comentários:

  1. Afinal os funcionário públicos e os pensionistas tiveram aumento zero. No que foram imitados por muitas empresas privadas.

    ResponderEliminar
  2. Pois... só que não chega... tal é a falência.

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade que por cá... nada de novo.
    Penso no entanto que, para além de estarem preocupados com "mariquices", irrita-me o facto de acharem que somos todos parvos. Há mais de 2 semanas que o Instituto "não sei o que" avisou as empresas de ranking que os Funcionários Públicos não iam ser aumentados. Mas esta semana após reuniões com Sindicatos, discursos inflamados tentando passar um ar de grande rigor económico, o Ministro da Economia anuncia que não irá haver aumentos "dah".

    ResponderEliminar
  4. É bem verdade que por cá... nada de novo.
    Penso no entanto que, para além de estarem preocupados com "mariquices", irrita-me o facto de acharem que somos todos parvos. Há mais de 2 semanas que o Instituto "não sei o que" avisou as empresas de ranking que os Funcionários Públicos não iam ser aumentados. Mas esta semana após reuniões com Sindicatos, discursos inflamados tentando passar um ar de grande rigor económico, o Ministro da Economia anuncia que não irá haver aumentos "dah"

    ResponderEliminar
  5. Pois... não chega...

    Mas lá que prejudica reformados com pensões, vá lá,... medianas, ai isso prejudica, e muito!
    E mesmo entre funcionários (públicos e não públicos)há muitíssimos que já ganham muito pouco ...

    O que ainda me espanta, é que haja tantos carros "topo de gama" por aí!

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.