quinta-feira, 29 de abril de 2010

frases históricas

Lembro-me bem de Guterres, na campanha eleitoral que o levou a primeiro ministro, dizer: é tempo de deixarmos de ser os bons alunos da Europa.
Também me lembro de Sampaio, Presidente da República, no tempo do governo de Barroso, dizer: há mais vida para além do défice.

Para que o mundo não esqueça

quarta-feira, 28 de abril de 2010

crise e salvação nacional

O corte do rating de Portugal é muitas coisas ao mesmo tempo:
- é reflexo da desgraçada política económica e financeira do Governo,
- da míope política de financiamento (activo e passivo) da banca portuguesa
- de o Governo se ter deixado cair numa posição em que já se sabe no mercado que não tem altenativa e tem mesmo de pagar as taxas que lhe forem exigidas
- da ganância e desonestidade das agências de rating que estão a fazer este corte para permitir que os especuladores depenem Portugal
- de um ataque pessimamente disfarçado ao Euro, começando pelos elos mais fracos


Perante isto, o primeiro passo positivo está na atitude dos dois principais partidos portugueses (os outros são folclore) de coordenar uma cooperação para a Salvação Nacional. Com esta cooperação, passa a haver condições políticas para enfrentar a crise.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

16 de Março... 25 de Abril... 25 de Novembro...

É bom não esquecer que tudo começou com o 16 de Março, continuou com o 25 de Abril, mas a democracia só se consolidou em 25 de Novembro de 1976.
A seguir ao 16 de Março o marcelismo continuou, depois do 25 de Abril o comunismos tomou o poder, e só com o 25 de Novembro houve democracia.
Commonsense festeja em 25 de Novembro.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Mota-Engil / Contentores

O Ministério Público acaba de propror uma acção administrativa de anulação, por ilegalidade, da prorrogação sem concurso da concessão do terminal de contentores de Alcântara à Mote-Engil.
É uma boa notícia.
A ilegalidade é perfeitamente evidente - como já aqui tinha sido escrito.
O Ministério Público tem toda a razão e está a cumprir o seu dever de defesa da legalidade democrática.
Vamos lá a ver, agora, como é que o processo vair correr.

domingo, 18 de abril de 2010

o ataque à Igreja Católica: o porquê de tanta ferocidade (2)

 Eu sei. É verdade que a Igreja podia e devia ter feito muitíssimo mais do que fez.
A Encíclica Caritas in Veritate di-lo com clareza: Só na verdade é que a caridade refulge.
Por isso, a Santa Igreja Católica Apostólica Romana via ter de revelar toda a verdade sobre o caso e entregar todos os responsáveis à justiça:.Deverá apenas reservar a identidade das vítimas para a sua protecção e por caridade.
Vai sofrer com isso, mas este é o único caminho para a redenção. Como Cristo no monte das oliveiras, vai ter aceitar beber o cálice até ao fim.

o ataque à Igreja Católica: o porquê de tanta ferocidade

Continua sem enfraquecer o ataque contra a Igreja Católica e contra o Papa a pretexto da pedofilia. É verdade, foram detectados casos de abusos sexuais sobre menores em estabelecimentos da Igreja que foram mantidos sem publicidade.
Dizem que sem castigo, porque não percebem que os castigos canónicos são diferentes dos castigos do Estado. E quanto clamor e indignação surgiriam também se a Igreja Católica tivesse prisões, como o Estado, ou condenasse à morte e executasse, como os Estados mais retrógrados. Mas não. A Igreja Católica aplica punições canónicas e o mais não pode fazer. Podia ter entregado os culpados à justiça civil? Podia, e está agora a fazê-lo. Mais vale tarde...

Só que a razão do ataque é diferente. Esta é só um pretexto.
A verdadeira razão deste combate que foi iniciado, usando este pretexto como arma, é outra.
A Igreja Católica é a mais antiga organização do Mundo, com aproximadamente dois mil anos. Passou muitas crises, cometeu muitas maldades, fez um imenso bem no Mundo. E continua a fazer. Ensina nas escolas, trata nos hospitais, investiga nas universidades, civiliza nas missões. Mesmo para quem não crê, tem uma sistema completo de ética global e de moral prática quotidiana que é hoje a única disponível, que é pacífica, cooperante, bondosa, altruísta e solidária. Após o colapso do marxismo, é o único sistema ético global que pode ajudar as pessoas a viverem uma com as outras neste mundo. Para quem crê, é muito mais do que isso, é uma razão para vida.

Porquê, então este ataque tão feroz?
Porque a Igreja Católica não aceita a ganância material do dinheirismo, do consumismo, do capitalismo selvagem, enfim, o Bezerro de Ouro.
Porque combate o aborto, a eutanásia, a promiscuidade e a perversão sexual.
Porque defende a família como célula base da sociedade, a família sã, heterossexual, se possível com filhos e netos, com estabilidade e com amor.
Porque recusa a procura da felicidade no «ter», em vez do «ser».
Porque recusa a guerra como solução dos conflitos.
Porque acredita e defende que todos são filhos de Deus e iguais entre si.

Tudo isto é inaceitável para as novas oligarquias que galopam à solta sobre o mundo como os Cavaleiros do Apocalipse, armadas pelo dinheiro e pela ganância, que traficam a droga, a prostituição, as mulheres e os trabalhadores, que exploram os vícios e as fraquezas dos outros, que destroem a economia das famílias com os seus juros e usuras, com a febre do consumo supérfluo, que as roubam com produtos financeiros fraudulentos, que se enchem de dinheiro com o comércio das armas, das drogas, do tráfego de pessoas, com os negócios do aborto e da eutanásia, com a indústria da morte.

A Igreja Católica tornou-se incómoda aos novos poderosos deste Mundo.

sábado, 17 de abril de 2010

a rapina na EDP

A EDP votou mesmo o bónus escandaloso de milhões de euros ao seu administrador António Mexia. Fê-lo contra o expresso voto do Estado, isto é, dos portgueses em geral.
Sucede que os portugueses em geral, ali representados pelo Estado que votou contra, são os clientes da EDP, a quem esta cobra tarifas mais caras do que são cobradas no resto da Europa.
Essas tarifas poderiam ser mais baixas se os administradores da EDP - com o Mexia à frente - fossem remunerados com mais decência.
Que fazer perante isto?
Não sou accionista da EDP, mas sou cliente. Sou mesmo? Sou eu que pago aquilo?
Não por mais tempo.
Já comecei a estudar o site da ENDESA para mudar de fornecedor.
E recomendo a todos os que não concordem com a indecência que são as remunrações dos administradores da EDP que façam uma coisa simples: não as paguem, mudem o contrato para a ENDESA... eu sei, a ENDESA é espanhola, mas a EDP ainda vai acabar por ser angolana (como a GALP, o BCP, o SOL, e cada vez mais).
O site é este: http://www.endesa.pt/PT/iframe.asp

domingo, 11 de abril de 2010

PSD: já não era sem tempo

O PSD regressou ao seu caminho.
Tinha-se perdido desde que abandonou a ideologia em troca da competência técnica, com Cavaco, e depois com a incompetência técnica de Barroso e Lopes, e com o zero absoluto da MFL.
Regressou para voltar a ser o partido da classe média que quer subir na vida, dos quadro competentes e exigentes, dos pequenos e médios agricultores.
Agora surgiu com ideias, com vigor.
É uma alternativa.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

pedofilia

Estas coisas têm os seus quês...
Agora só afalta acusar de pedófilo o Papa Bento XVI
E já ninguém fala nem se lembra da Casa Pia