segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Basel III e a Banca portuguesa

Os acordos de Basileia (Basel I e Basel II) tiveram sempre o objectivo ou o efeito de reforçar a segurança do sistema bancário. Não obstante, o sistema entrou em colapso.
Isto porque não adianta fixar procedimentos de segurança objectivo, quando a fragilidade é subjectiva. Não há banca que resista à ganância e à pouca honestidade dos banqueiros.
Agora, Basel III veio exigir o reforço dos capitais do Bancos. E bem, porque estão muito descapitalizados, mas nada fez no que respeita à exigência subjectiva de honestidade e sentido do respeito pelos clientes e pelo público aforrador por parte dos banqueiros. Esta é a grande fragilidade de Basel III.
Mas Basel III vai obrigar os Bancos mais frágeis a proceder a aumentos do capital.
Commonsense interroga-se como irão certos Bancos portugueses aumentar os seus capitais? quem subcreverá tais aumentos do capital? que lhe sucederá se não o fizerem? no fim restará algum Banco português, além da Caixa e do Montepio?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.