domingo, 17 de abril de 2011

a outra face da lua: cláusulas de equilíbrio financeiro

 Só servirá Portugal um novo governo que no seu primeiro acto legislativos aprove uma «Lei de Emergência Económica» que lhe permita imediatemente:
 Modificar unilateralmente as "cláusulas de equilíbrio financeiro" das PPPs, das SCUTs e das concessões, que onerem o Estado com o risco do negócio. Note-se que tais cláusulas genéricamente são proibidas pela lei mas, não obstante, constam daqueles contratos.
 Caracterizam-se por fazer com que o Estado suporte todos os prejuízos, ficando os lucros para os privados.
 Ainda segundo a lei geral, pelos prejuízos já sofridos pelo Estado em consequência destas cláusulas - e que estão todos devidamente contabilizados (nem é preciso procurar) - devem ser responsabilizados os agentes do Estado (Ministros, Secretários de Estado, Directores Gerais, etc) que tiverem assinado os contratos em questão, e condenados a pagar esses prejuízos e executados no seu património directo e indirecto (off-shores, inshores, etc) para pagamento.

1 comentário:

  1. Acho muito bem, mereciam, o pior é que não acredito que algum Governo se atreva a fazer isso, já que todos , em maior ou menor grau, têm responsabilidades nos casos citados e noutros que talvez sejam piores, a julgar pelo que se vai sabendo.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.