MP prepara investigação ao contrato de exploração do Terminal de Alcântara
O terminal ainda vai terminar mal.
Já era de esperar. É mais uma golpaça da dupla Mota-Engil / PS - Mário Lino.
É simples de compreender.
A Liscont estava no fim da concessão e, por isso, já só tinha pouco valor de venda. Daí, toca de prorrogar o contrato de concessão, para que passe a poder ser vendida por um preço apetecível. Como a prorrogação sem concurso é ilegal, é fácil, faz-se por Decreto-Lei. Asim passa a ser legal. Mas não é, porque um Decreto-Lei para um caso só e como este é tão impugnável como um despacho. Além disso, já há jurisprudência do Tribunal Europeu a considerar ilegal este tipo de trapaça.
Mas, já agora, toca de arranjar um lote de obras fabuloso para a Mota-Engil, dona da Liscont. São obras por todo o lado, desde enterrar o comboio, até aumentar o cais, encolher a doca, refazer o nó ferroviário e rodoviário também. O Jorge Coelho (Mota-Engil) é mesmo assim: manda e manda mesmo no Governo. Pode faltar dinheiro para a saúde, a educação, a justiça e a defesa, para todas a funções de soberania, mas nunca falta para obras públicas faraónicas, para elefantes brancos. É típico de país subdesenvolvido-africano-corrupto.
Ainda por cima, o tão apregoado aumento de tráfego de contentores simplesmente não aconteceu. Em vez de aumentar, reduziu e muito. Era de prever. Qualquer pessoa séria - eu disse "séria" - sabia que a crise económica iria ter esse efeito.
Mas o melhor (ou o pior, conforme a perspectiva) é que o novo contrato inflaciona injustificadamente o nível de tráfego de referência e põe o Estado (quer dizer, nós) a pagar a diferença. Isto é intencional e concientemente danoso para o Estado com correspectiva vantagem para a Liscont e, com ela, para a Mota-Engil. A confirmar-se, esta prática constitui um crime público.
O Ministério Público, no Tribunal de Contas, percebeu bem e deixou-o bem claro. Agora cabe ao Ministério Público - DCIAP - abrir o competente inquérito, investigar e acusar. Tenha a Cândida coragem para tanto!
Commonsense já se tinha referido a este caso. Vital Moreira será capaz de achar que isto é uma «roubalheira»?
O Tratado de Lisboa começa a dar frutos
Há 14 anos
UM REINO DE FAZ DE CONTA CHAMADO - PORTUCALE
ResponderEliminarERA UMA VEZ UM REINO CHAMADO PORTUCALE. TODOS VIVIAM FELIZES COMO SE O AMANHA NAO EXITISSE.
OS GOVERNANTES GASTAVAM O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES SEM CRITERIO E SEM LIMITES. COMO OS IMPOSTOS QUE ARRECADAVAM NAO ERAM SUFICIENTES, IAM BUSCAR A BANCA INTERNACIONAL O QUE SE GASTAVA A MAIS. ( ARRECADAVA-SE 100 EUROS E GASTAVA-SE 120 EUROS ).
DESDE 1995, O DEFICIT DE GASTOS EM RELACAO A ARRECADACAO DE IMPOSTOS ACRESCENTAVA ENTRE 5 A 7 % A DIVIDA EXTERNA DE PORTUCALE, ATE ATINGIR EM DEZEMBRO DE 2008 -- 348 MIL MILHOES DE EUROS.
UM CERTO DIA …… A BANCA INTERNACIONAL FEZ UM MANGUITO , E LHES DISSERAM: ( CARO REINO DE PORTUCALE, A PARTIR DE HOJE, SE ACABARAM OS EMPRESTIMOS, E TERAO QUE PAGAR AS AMORTIZACOES E JUROS ).
FOI O AI JESUS …………… ENTAO O GOVERNO DESTE REINO DE FAZ DE CONTA CAIU NA REALIDADE, E BATEU DE FRENTE EM UM MURO DE BETAO BEM FORTE.
QUAL O CAMINHO DA SOLUCAO ? E SIMPLES:
- VENDER TODOS OS BENS DO ESTADO
- PRIVATIZAR A SAUDE, TENDO TODOS QUE PAGAR FORTE E FEIO TODOS OS TRATAMENTOS E CONSULTAS
- CORTAR NOS GASTOS DE EDUCACAO
- CORTAR NOS GASTOS DAS FORCAS ARMADAS QUE ESTAO NO ESTRANGEIRO ( TIMOR / AFEGANISTAO / BOSNIA / ETC ………… )
- VENDER OS DOIS SUBMARINOS QUE CUSTARAM 1,2 MIL MILHOES DE EUROS
- PAGAR OS JUROS E AMORTIZACOES DA DIVIDA EXTERNA DURANTE DECADAS
- ACABAR COM O SUSTENTO DOS CHULOS DA SOCIEDADE ( OS COITADINHOS DOS CIGANOS E TODAS AS ETNIAS QUE VIVEM AS CUSTAS DOS CONTRIBUINTES )
- IMPOR LIMITES A TODAS AS REFORMAS DE NO MAXIMO 4.000,00 EUROS / MES ( MAIS QUE SUFICIENTE PARA VIVER DIGNAMENTE )
- PAGAR APENAS UMA REFORMA PARA CADA PENSIONISTA ( ACABAR COM A MAMA DO PAGAMENTO DE DUAS, TRES E QUATRO REFORMAS AO MESMO TEMPO )
- CACAR SEM DO NEM PIEDADE QUEM FOGE AOS IMPOSTOS
DEPOIS DE APLICADOS ESTES REMEDIOS AMARGUISSIMOS DURANTE PERTO DE 10 ANOS, SEM FUGIR UM MILIMETRO. AI TERA O REINO DE PORTUCALE ATINGIDO O EQUILIBRIO.
E CLARO QUE O ZE POVINHO NESTA ALTURA JA TERA MORRIDO, E OU EMIGRADO EM MASSA, POR NAO AGUENTAR MAIS VIVER SEM ESPERANCA.
ESTA REALIDADE NO REINO DE PORTUCALE, E QUALQUER SEMELHANCA COM PORTUGAL ( ESTE RETANGULO PLANTADO A BEIRA MAR ) NAO E MERA COINCIDENCIA ..................................
OS ANOS VINDOUROS SERAO DURISSIMOS, E COM ESTA CORJA QUE NOS GOVERNA, E NOS DESGOVERNARA NOSSAS VIDAS, NAO TEREMOS A MENOR HIPOTESE.
ABSTENCAO EM FORCA NAS PROXIMAS ELEICOES LEGISLATIVAS E AUTARQUICAS 2009.
UM ABRACO DEMOCRATICO.
RAMIRO LOPES ANDRADE
ramirolopesandrade.blogspot.com