quarta-feira, 15 de julho de 2009

a ignorância é atrevida

Depois de ter sido seriamente admoestado na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a incompetência da supervisão do Banco de Portugal no caso BPN, Constâncio veio a público tirar desforço com uma arrogância e um atrevimento que não podem deixar de ser aqui severamente estigmatizados.
Já não só pela inconsistência, incompetência, falta de eficiência, falta diligência, falta de zelo e falta de brio que revelou, mas agora pela impertinência e atrevimento com que se exprimiu.
Além de não compreender o conteúdo do seu dever funcional como Governador do Banco de Portugal, Constâncio mostrou agora não compreender a relação constitucional entre o Parlamento e as suas Comissões de Inquérito, por um lado, e o Banco Portugal e o seu Governador, pelo outro. Não compreendeu que é nomeado pelo Presidente e pelo Governo, ambos legitimados pelo voto democrático dos portugueses, e que o Parlamento e as suas Comissões de Inquérito agem em nome e com a legitimidade do voto popular democrático.
Constâncio actua de acordo com uma escala hierárqica errada: acha que no topo estão os Bancos e os banqueiros, em segundo lugar está o Banco de Portugal e o seu Governador e no degrau mais baixo de hierarquia, o Parlamento, os seu Deputados e as suas Comissões de Inquérito.
Constâncio não percebeu mas tem de perceber que é ao contrário: em primeiro lugar está o Parlamento, os Deputados eleitos e as Comissões Parlamentares de Inquérito, em segundo lugar o Governo, em terceiro o Banco de Portugal e o seu Governador e só em quarto lugar os Bancos e os seus banqueiros. Constâncio não compreende a diferença entre uma democracia e uma oligarquia e age como se o sistema político-constitucional português fosse uma oligarquia e não uma democracia.
Pior que um incompetente, Constâncio é um ignorante atrevido.
É inadmissível a arrogância e a falta de respeito com que se referiu ao Parlamento, aos Deputados e à Comissão Parlamentar de Inquérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.