sábado, 1 de janeiro de 2011

wikileaks e a loira burra

Wikileaks só foi possível porque o sistema de transmissão e armazenagem de dados sensíveis do Departamento de Estado dos USA era imensamente 'leaky'. Quer dizer, se houvesse ums sistema de segurança minimamente capaz, por exemplo, se todos aqueles emails fossem cifrados como deveriam ser, não teria havido wikileaks.
Por isto, eu acho que o Departamento de Estado, em vez de tentar 'matar o mensageiro das más notícias', devia antes agradecer-lhe por ter revelado as fragilidades do sistema de segurança da informação e corrigir imediatamente as falhas.
As 'leaks' publicadas pelo 'wiki', ainda por cima não são graves: algumas são embaraçosas (p. ex., comentários sobre a personalidade de governantes aliados) outras são o segredo do polichinelo (p. ex., a autorização dada pelo Governo Português às escalas nas Lajes dos vôos da CIA) que toda a gente já 'sabia' ou, pelo menos desconfiava fortemente.
Commonsense espanta-se que os segredos sejam 'aquilo'. Mesmo a manobra de acusar Julian Assange de violar duas mulheres que foram com ele voluntariamenta para a cama, é digno de um romance do John leCarré. E a tentativa de bloquear sites na internet foi mesmo francamente pueril.
A conclusão só pode ser uma: o departamente de Estado está a ser dirigido por um 'loira burra'.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.