segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

denial syndrome

Denial is a defense mechanism postulated by Sigmund Freud, in which a person is faced with a fact that is too uncomfortable to accept and rejects it instead, insisting that it is not true despite what may be overwhelming evidence.

Numa primeira fase, negaram que houvesse crise económica; numa segunda fase (actual), acusam-na de ser de indução externa e negam de seja uma crise económica interna.

Enquanto continuarem a negar não começarão a enfrentar.

Haverá por aí algum psicanalista patriota que esteja disposto a falar com eles?

1 comentário:

  1. Clara Pracana08/12/09, 23:49

    A negação é mesmo isto que v. escreveu, um mecanismo de defesa que todos usamos (uns mais, outros menos) contra emoções que nos são dolorosas ou mesmo intoleráveis. Nega-se para não encarar a realidade e evitar lidar com ela.
    Não sei, no entanto, se o assunto que v. refere neste post tem a ver apenas com negação ou já com manipulação. É que são coisas diferentes...
    Mas é verdade que para a maior parte das pessoas é mais fácil fugir às questões do que enfrentá-las. O pior é que tudo isso se vira contra nós mais tarde ou mais cedo. E quem paga já se sabe quem é...
    Quanto aos psicanalistas, não há muitos de nós, ligados á psicanálise, que gostem de se expôr em público (coisa que acho incompreensível, como v. sabe, porque somos cidadãos como os outros). Notável excepção é o meu amigo Carlos Amaral Dias, que pontifica todas as terças-feiras na Antena 3, às 23.00, juntamente com o Carlos Magno (tb se pode ouvir em podcast). Ainda no último programa falaram exactamente sobre este tema.
    Só não entende quem não quer. As pessoas sentem-se mais confortáveis com as suas ideias feitas e tudo o que ponha em causa esse (aparente) conforto assusta.
    Por isso é que a gente se agarra a ideias, a mantras que vamos repetindo para nós próprios. Também há quem preze acima de tudo a boa consciência, seja à custa do que for. Esses às vezes até são os mais perigosos, porque aparecem como impolutos. Nesta cimeira que está a decorrer em Copenhaga há vários desses, mas isso é já outro tema.
    Espero que este comentário desta vez apareça; já ontem tinha colocado um que se desvaneceu, não sei se no éter se no meu iphone.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.