Jean-Claude Trichet, European Central Bank president, told banks on Thursday to return to their “traditional role of providing a service to the real economy”, accusing them of having focused too much on “unfettered speculation and financial gambling”.
His strongly worded criticism, at a banking conference in Frankfurt, highlighted European policymakers’ fears that the recovery of the financial market is encouraging bankers worldwide to believe life can return to how it was before the crisis – risking a popular backlash.
Financial Times hoje
Espera-se bem que estes banqueiros da treta não nos metam outra vez em sarilhos e não nos venham usar o dinheiro dos impostos para sairem deles.
Por favor, tirem-lhes o alvará de banqueiros e metam-nos na cadeia - where they do belong !
O Tratado de Lisboa começa a dar frutos
Há 14 anos
De facto, é caso para recear que volte tudo ao mesmo. É assustador. Que ao menos a crise tivesse ensinado alguma coisa às pessoas.
ResponderEliminarA ganância da banca aliada à classe política, numa oligopolia que já é (parece-me...) evidente para todos nós, está outra vez em crescimento. Os sinais já abundam. A questão permanece: o que fazer quando a religião despareceu e a ética é apenas um palavra que consta do dicionário e que ninguém sabe bem o que é? É urgente ensinar a ética às nossa crianças. Se é que ainda vamos a tempo...
E já agora, por falar em arranjinhos e affaires entre o actual poder político e o poder económico, recomendo o artigo de Nicolau Santos no Expresso de hoje, intitulado "Seremos todos parvos, senhores?" sobre o triângulo amoroso PT-BES-Ongoing.
ResponderEliminar