segunda-feira, 3 de agosto de 2009

socialmente explosivo...

Commonsense está em férias no Algarve. Este ano ainda é maior a densidade de Audis Q7, de BMWs X3, de Porsches Cayenne e a histeria de exibição de manifestações exteriores de sucesso.
Commonsense sabe que muitos destes instrumentos de exibição de riqueza, estão e estarão por pagar, e muito do que há de falso e de sórdido por detrás deles.

Mas não deixa de pensar como é imprudente e pouco inteligente esta atitude, quando se adivinha um Outono e um Inverno em que as fábricas que fecharam nas férias não vão reabrir, em que os empregos vão desaparecer, as casas com hipotecas em atraso vão ser executadas, os carros vão ser «recuperados» pelas leasings, os vencimentos parcialmente penhorados, os orçamentos familiares reduzidos à alimentação; e em que, no fim, chegará o tempo em que mesmo a comida e a roupa terão de ser poupados. Um tempo em que as famílias da classe média se irão individar, primeiro para continuarem um nível de vida que deixaram de ter; depois, mesmo para subsistir. Será o tempo dos agiotas e dos indigentes.
Virão então os roubos de comida nos supermercados... primeiro os furtos, depois os assaltos.

É muito imprudente juntar a pobreza com a opulência, principalmente quando a esperança rareia e a confiança nas instituições deixou de existir.

É socialmente explosivo.

3 comentários:

  1. Mais que imprudência, é temeridade.

    As pessoas exibem-se porque pensam que assim sobem na "escala social".

    Se soubessem como estão enganados ...

    Boas Férias. Eu cá fico por Lisboa (que remédio).

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.