segunda-feira, 31 de agosto de 2009

o Procurador-Geral da República

Com o perfil que foi lhe sendo dado, o Procurador-Geral da República deveria funcionar como o Pretor na República Romana (não no Principado nem no Império)- o Praetor Urbanus - e ser eleito pelo Parlamento, por maioria qualificada.
Responderia, então, perante o Parlamento e o POVO, pela política criminal e pelo combate à criminalidade, e seria destituido pelo Parlamento. A Polícia Judiciária ficaria na sua dependência directa e deixaria de ser uma Direcção-Geral do Ministério da Justiça.
O PGR teria de prestar contas, o que hoje não sucede. Explicar o que faz e, principalmente, o que não faz; porque é que constitui arguido o Dias Loureiro e não o Sócrates. Esta espécie de «legitimidade divina» do PGR é incompatível com os mais básicos princípios de democracia e só pode suscitar a maior desconfiança nos cidadãos.
Quando andava na política, fiz esta proposta e quase que me bateram.
Enfim, cada povo tem as instituições que merece.

3 comentários:

  1. Estou de volta, meu amigo, depois dos trabalhos e calores do Verão.

    Esta espécie de «legitimidade divina» do PGR é incompatível com os mais básicos princípios de democracia e só pode suscitar a maior desconfiança nos cidadãos...

    Mas por onde anda essa tal de democracia?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Meg: I wish it was here... but I fear its is very far away.
    Seja bem aparecida.

    ResponderEliminar
  3. A minha ignorância no assunto é extensa que baste. Mas o que me parece ser a dificuldade de ter vários procuradores com muita autonomia iria ocorrer também na situação que sugere - populismo na exigência de orçamentos e na exigência de penas mais duras para justificar os resultados sempre voláteis da segurança. Por outro lado continuava com o defeito de ser eleito pelo parlamento com maioria qualificada. É nesse aspecto que aposto pelo dividir para reinar. A eleição directa (de vários procuradores autónomos) seria para evitar o oligopólio/cartel dos dois partidos de governo.
    Mas é um sector onde tenho muita ignorância para desbastar.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.