segunda-feira, 29 de junho de 2009

mais dente ...

A CMVM aplicou ao BCP uma multa de €5 milhões (um milhão de contos) por ter prestado falsas informações. É lamentável como se chegou a uma situação de total desrespeito pela lei e se criou uma tal (e total) sensação de impunidade. É claro que o BCP, depois de pagar a multa, pode e deve exigir a correspondente indemnização aos administradores ou ex-administradores a quem sejam imputáveis os factos que levaram à sua aplicação.

É bom ver como as Instituições da República começam a mostrar que existem e a dar-se ao respeito.

1 comentário:

  1. Olá. Este banco (não sei se os outros também) tem procedimentos que não são fáceis de detectar mas que devem ser altamente lucrativos e penalizadores para os clientes.

    Vou aqui publicitar (como em outros sitios também) uma queixa que enviei (via portal do consumidor do Banco de Portugal) e que se passou comigo este fim de semana:

    Este banco, quando se efectua um pagamento com o cartão de débito, no estrangeiro e em alguns terminais em lojas em Portugal (uma situação semelhante ocorreu com um pagamento efectuado na loja da Nokia do Centro Colombo) retira, como é normal, do saldo disponível o valor da compra e CATIVA, PARA GARANTIA DE BOM PAGAMENTO UM VALOR IGUAL AO DA COMPRA, durante 4 ou 5 dias úteis. O banco diz que é um procedimento que vem na lei e é normal (acho tão estranho!).
    Este procedimento originou uma situação em que o meu filho, em França, com 100 € na conta, não conseguiu levantar dinheiro para jantar. Como se pode ver, nos anexos, (mais ou menos porque o banco só reflecte a situação no saldo disponível) foi feita uma transferência da minha conta ……….. para a minha conta ……….., através do canal internet de 100€ no dia 18/7/2009.
    Na altura o valor apareceu logo no saldo autorizado e disponível.
    Passado pouco tempo foi deduzido aos 2 saldos, (para garantia suplementar do tal pagamento que já tinha sido deduzido) pelo que tive que fazer novas transferências. Ontem, dia 19/7/2009 depois de longo tempo a falar com a linha directa disseram-me então que iriam dar um crédito de 100€ mas que ficava sujeito a juros, caso fosse utilizado pois não podiam disponibilizar o valor que tinham cativado.

    É legal que, com o cartão Millennium, ao fazer uma compra se fique sujeito a ficar, durante 4 ou 5 dias,sem acesso a igual montante? É que, se não houver na conta mais do que tal montante (ex; tenho 200€, faço uma compra de 100€ e cativam-me os 200 ) vá pagar um jantar, pôr gasolina, etc. e veja recusada a transacção?
    Esta situação, mais ainda se for no estrangeiro, pode ser gravíssima. Alem disso, o banco está indevidamente a usufruir dos benefícios de ter abusivamente cativo dinheiro que o cliente tem na conta à ordem.
    Peço a vossa atenção para esta situação porque ontem, dia 18/7/2009 o meu filho, em Biarritz se viu numa absurda situação de pânico, só resolvida porque tem pais cá também titulares da conta e com instrução suficiente para reclamar com veemência com o banco. Não fosse esse o caso e a situação era muito aflitiva. Além disso peço a vossa atenção para os lucros indevidos e, quanto a mim, fraudulentos que o banco retira deste procedimento.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.