sexta-feira, 14 de agosto de 2009

a gripe, o tamiflu e a crise

Já estou estou farto da pandemia. É tal a propaganda que até deixa a impressão de decepção por não haver ainda milhares de vítimas. De tal modo que as contas até são feitas cumulativamente: já há N pessoas apanharam a gripe desde o início - o que não interessa nada - em vez de quantas estão actualmente com a gripe.

Há zelo na criação do pânico: se ainda não houve desgraça, podem ter e certeza que vai haver em Outubro/Novembro. E eu fico desconfiado. Faz-me lembrar outros pânicos criados nos média. Recordo o «bug do milénio». Criou-se laboriosamente o pânico. O pânico fez vender milhões de computadores. No fim, o pânico não se materializou. E ficou o lucro. O lucro, no caso da gripe, está no tamiflu. Este ano não houve gripe das aves (birdflu) e venderam-se poucos antivirais. Há crise nas farmacêuticas. É preciso vender mais. Antivirais e máscaras de papel. Comprem depressa porque vão esgotar.

Deus queira que não venha mesmo nenhuma epidemia catastrófica de gripe. Até agora, foi uma gripe vulgar que não causou problemas graves. Se vier, dou a mão à palmatória. Mas estou tão desconfiado...

De qualquer maneira, é sempre bom que as autoridades preparem o país para as crises. Está tudo tão preparado contra a gripe que o vírus, se calhar, assustou-se e fugiu.

Mas, já agora, bem podiam começar a preparar o país para a crise de desemprego que aí vem. Depois do Verão, quando as fábricas e empresas que fecharam em Agosto não re-abrirem e os seus empregados passarem à condição de desempregados... Receio que sejam muitos e que o sistema não esteja preparado para tantos. Não seria bem melhor preparar o país para esta crise?

É que esta crise parece-me bem mais inexorável do que a gripe e socialmente muito mais grave. Mas esta não dá a ganhar nada a ninguém.

5 comentários:

  1. As gripes são um risco sério. E a gripe A além de ser cerca de 4 vezes mais mortal que a gripe dita normal (quando se consideram os numeros em todo o mundo); além disso é uma estirpe nova, pelo que tem maiores proabilidades de mudar para uma outra forma possivelmente mais infecciosa e potencialmente mais mortal - a preocupação das autoridades é identificar esta situação potencial o mais cedo possível, minimizar as mortes e os impactos económicos. Dê uma olhada ao meu último post "Um caso de gripe A em Portugal". Saúde!

    ResponderEliminar
  2. Interessante. Ainda bem que há coisas bem feitas e a correr bem. Mas, como se viu - e ainda bem - esta gripe não é a peste negra. Os vírus, normalmente, morrem sozinhos ao fim de 2 a 4 dias. O que é preciso é evitar que repliquem e que o enfraquecimento das defesas que causam, permita infecções bacteriológicas que podem ser graves. Gripes bem tratadas dão mais mal estar do que morte.
    Aproveitei para ver o blog e gostei francamente. Já o adicionei aos meus links e vou passar a lê-lo.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu acho que "cuidades e caldos de galinha", nunca fizeram mal a ninguém. Esta gripe é mais grave que as outras e, sobretudo, chegou fora de época, o que quer dizer que, em princípio, na época dela vai haver mais que o custume.
    Não entrar em pânico não significa ser-se inconsciênte.
    Uma das complicações desta gripe são as pneumonias graves que, estas sim podem matar se não forem bem tratadas.
    Patrece-me que a "asiática" atingiu mais gente (pelo menos lá em casa foram todos - menos eu). E todos se curaram, em casa, e sem consequências.
    Deve haver um cuidado especial com crianças a quem é quase impossível exigir os cuidados mais básicos, sobretudo com as que tenham ou tenham tido problemas respiratórios. Mas isso compete sobretudo aos pais e professores (de creches ou infantários).
    Em contrapartida acho uma inconsciência levar uma criança de 6 anos, de avião, à Eurolândia. Mas isso sou eu que não posso fazer nada.
    Mas lá que tenho medo, tenho.

    ResponderEliminar
  4. Os 2-4 dias serão em condições de utilização adequada de antivirais - mas cedo o sistema de saúde não terá capacidade para fazer um atendimento tão cuidado. Portanto, "cuidados e caldos de galinha" não serão concerteza prejudiciais.
    Fico elogiado pelo link, obrigado. Cpmts

    ResponderEliminar
  5. HÁ DOENÇAS BEM MAIS GRAVES DO QUE A GRIPE

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.