domingo, 14 de março de 2010

Icesave gone bust

Os Islandeses, em referendo, recusaram o chamado Icesave, isto é, recusaram-se a pagar as falências de alguns Bancos finlandeses aos seus credores Ingleses e Holandeses.
Fizeram bem.
A dívida relativa ao Icesave não era dos Islandeses em comum, era daqueles Bancos em particular e, em caso de irregularidades na gestão, também dos seus gestores e, quiçá ainda, dos seus accionistas.
Do mesmo modo, que se falir algum ou alguns Bancos portugueses, não são todos os Portugueses a ter de pagar tais falências.

Não há nada que justifique que os lucros sejam pessoais do gestores e dos accionistas e que os prejuízos sejam socializados.

1 comentário:

  1. Caro Comonsense

    Tem toda a razão.
    Não faz sentido que os gestores dos bancos, que vivem da especulação e muitas vezes na maior iniquidade, aufiram bónus elevadissimos.
    Por outra via, bancos como o BPN e o BPP não podem sobreviver às custa dos contribuintes, através de injecções de capitais a partir do Estado.
    Os bancos têm de ser como qualquer empresa: responsável e responsabilizados os seus gestores se tiverem agido de forma imprudente e ou criminosa.

    Cumprimentos,

    José Maria Martins

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.