segunda-feira, 21 de setembro de 2009

...de mal a pior...

Esta demissão de Fernando Lima é muitíssimo estranha. Conheço-o dos meus tempos de política activa e custa-me a acreditar que tenha feito o que quer que seja sem instruções específicas ou sem a aprovação expressa do Presidente da República. Ao afastá-lo, o Presidente fica enfraquecido: os seus apoiantes mais próximos não vão confiar nele da mesma maneira.
Por sua vez, o enfraquecimento político do Presidente é péssimo para o País. Na falta de maiorias, a próxima solução de governo necessita de uma mediação presidencial e pode mesmo vir a precisar de um reforço da intervenção da Presidência da República na governação durante o próximo quadriénio.
Vejo com muita preocupação a situação política, em Portugal, a degradar-se aceleradamente, quando é previsível o agravamento da situação económica e o aprofundamento da crise social.

8 comentários:

  1. Meu caro amigo,
    Os casos (tremendos) sucedem-se a um ritmo alucinante, pode mesmo dizer-se que a realidade está a ultrapassar a ficção. O inimaginável acaba de acontecer... o que virá já a seguir?
    Eu vou contigo...não quero ser testemunha do que aí vem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Seja bem vindo. A sensação deve ser um pouco como quando se sai do avião nos tropicos - aquele ar quente e pesado que nos empasta a respiração.
    E vivemos, desde há 1 ano, a maior crise mundial de há 80 anos.

    ResponderEliminar
  3. Não só é péssimo para o Presidente como é péssimo para o regime. Quando pensamos que nada de pior pode acontecer, acontece. Eu não quero agoirar, mesmo porque tenho, ou tinha, algum respeito pelo senhor, mas este é o mesmo homem que atirou uma granada para a Bolsa com aquela fatídica frase do "gato por lebre". Anda-se a brincar com coisas sérias. Pobres Portugueses.

    ResponderEliminar
  4. Estas coisas simplesmente não podem acontecer: não podem!

    ResponderEliminar
  5. Nem mais!
    O que é que terá passado pela cabeça do Cavaco? Sobretudo depois de proteger, como protegeu o Dias Loureiro?

    ResponderEliminar
  6. Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo istos é fado...

    ResponderEliminar
  7. Não sei o que terá o PR na manga...
    Já consta que, afinal, Fernando Lima não foi demitido...!
    Seja como for, o PR tem revelado, ao longo dos anos, quer como PM, quer agora como PR, alguma inépcia a lidar com factos importantes, cruciais. E tem tomado posições icompreensíveis para a maioria dos Portugueses.
    Ignorância ou calculismo, no caso presente? Aguarda-se alguma declaração "bombástica"!

    ResponderEliminar
  8. Também já ouvi dizer que o próprio Fernando Lima se suicidou por amor ao chefe, também já ouvi dizer que Cavaco fez uma jogada para prejudicar as eleições do PSD, como havia já feito com Nogueira, para facilitar a sua reeleição, como já ouvi dizer que Cavaco e Manuela querem que Sócrates ganhe com maioria relativa escassa, para o cruxificarem, sabendo bem do estado calamitoso das finanças portuguesas, e atá já ouvi dizer que houve mesmo escutas telefónicas feitas à Presidência, por inciativa do gabinete de Sócrates.
    Já ouvi dizer tanta coisa que bom seria que se esclarecesse decentemente tudo isto, em vez de se ficar o resto da vida na dúvida até que a memória se apague... como é (mau) costume.

    ResponderEliminar

Os comentários publicados são da responsabilidade de Commonsense, pelo que não serão publicados ou serão apagados os que forem insultuosos, ofensivos ou de baixo nível.